Notícias
Avicultores conhecem os pontos críticos e fatores de sucesso no processo de medicação
Publicado em: 13 Ago 2019
Os cuidados e a atenção com o bem-estar animal na hora de medicar as aves foi o assunto central do quarto módulo do ciclo de palestras do Programa Anual de Capacitação de Avicultores (Qualificaves Postura Comercial 2019), que aconteceu no dia 1º de agosto, durante a programação da Semana Tecnológica do Agronegócio (STA), realizada no Parque de Exposições de Santa Teresa.
Com a temática “Medicação via água de bebida”, a palestra que foi ministrada pelo Coordenador Técnico Aves da empresa Farmabase, que é referência na fabricação de medicamentos para aves e suínos, André Luiz Costa Machado, que destacou a forma de se fazer a medicação, desde quando colocar o produto na água até quando ele pode ser retirado da mesma. Ele também ressaltou a importância de sempre manter a caixa d’agua limpa e de ter o dosador com aliado na hora de administrar a medicação.
Os mais de 50 participantes puderam conhecer mais sobre as ferramentas e medicamentos antimicrobianos que podem auxilia-los no controle de doenças. As opções no fornecimento dos medicamentos também estiveram em pauta, com o palestrante destacando três formatos e enfatizando seus pontos comuns, diferentes e o que pode pesar na escolha de qual forma de abastecimento seguir.
“A dose diária pode ser administrada em três formas: continuamente durante 24 horas, durante parte dessas 24 horas ou dividida em frações iguais administradas em intervalos regulares durante o período de 24 horas”, explicou o palestrante.
O pesquisador apresentou as características das principais moléculas utilizadas em avicultura, indicou como calcular a medicação e como identificar erros ao longo do processo. André enfatizou a importância de debates como esse para o aprimoramento do processo de medicação das aves.
“A palestra teve como objetivo sanar algumas dúvidas dos avicultores que usam nossos produtos, com relação aos pontos críticos dessas medicações, e quais são os fatores de sucesso que os avicultores podem utilizar pensando no futuro”, finalizou o palestrante.
O Qualificaves é realizado pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), em parceria com empresas que atendem o setor, trazendo à discussão temas relevantes para associados da entidade.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo