Notícias

30 Nov

Avicultura brasileira recebe aprovação da União Europeia para o PNCRC Ovos

Publicado em: 30 Nov 2016

Avicultura brasileira recebe aprovação da União Europeia para o PNCRC Ovos
Fonte: AviSite

A avicultura de postura brasileira alcançou uma grande conquista, no que se refere às suas possibilidades de exportação. Há anos representantes (públicos e privados) do setor buscam condições pra aumentar o escopo das análises do Plano Nacional de Controle de Resíduos (PNCRC) para ovos e assim receber a equivalência dos padrões da União Europeia e permitir que o alimento seja exportado (in natura e processado) para o bloco.

 

Enquanto o PNCRC para aves realiza análises desde 2003 para diferentes substâncias, o programa para ovos demorou mais para ser implementado.

 

Agora, no dia 24 de novembro, a União Europeia informou que aprovou o PNCRC Ovos.

Atualmente, o Brasil exporta ovos para países como Emirados Árabes Unidos, Japão e Bolívia (nessa mesma ordem, esses são os maiores compradores). O volume acumulado de janeiro a outubro indica quase 117 milhões de unidades e registra uma redução de 40 % na comparação com 2015.

 

O significado da aprovação é grande, já que a avicultura brasileira de postura passa a estar apta a exportar para o mundo todo e tem grandes chances de expandir os seus horizontes externos.

 

O AviSite tem acompanhado a evolução do PNCRC Ovos desde as suas primeiras discussões, no Congresso da APA (Associação Paulista de avicultura), ainda em 2008. Relembre a publicação do dia 28 de março de 2008 em: No Congresso de Ovos, MAPA apresenta programa de controle de resíduos.

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo