Notícias
Avicultura é quem mais consome milho no Brasil
Publicado em: 30 Jul 2020
No estudo “Projeções do Agronegócio – 2019/2020 a 2029/2030”, que acaba de divulgar, o MAPA mostra que o principal segmento consumidor de milho no País é a avicultura. Na sequência aparece o segmento industrial, aqui inclusa a indústria produtora de etanol a partir do milho.
Considerado o consumo total do grão em 2019 (incluídas as perdas e a utilização como semente), a avicultura absorveu cerca de 43%, parcela que corresponde a um volume próximo de 27 milhões de toneladas, 10% a mais que o consumido em 2015.
Sob este último aspecto, a maior expansão de consumo foi registrada no segmento industrial: o volume registrado em 2019, de pouco mais de 11 milhões de toneladas, representou incremento de 16% e elevou a participação do segmento no consumo total de 16,3% para quase 18%.
No segmento, a grande expansão está concentrada na indústria produtora de etanol a partir do milho. De acordo com o MAPA, na atual safra as indústrias do setor produziram pouco mais de 1,6 bilhão de litros de etanol, volume quase 110% superior ao registrado na safra anterior.
À guisa de comentário final não custa observar que a demanda da avicultura por milho teria aumentado muito mais não fosse a contínua redução dos índices de conversão alimentar. No caso do frango, por exemplo, a conversão de 2,2:1 (2,2 kg de ração sendo necessários para a produção de 1 kg de carne de frango) se encontra, atualmente, em menos de 1,6:1. Como, nessa fórmula, o milho entra com cerca de 70%, a demanda é menor. Apesar do aumento no volume produzido.

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo