Notícias

02 Dez

Avicultura: há 45 anos mostrando seu potencial

Publicado em: 02 Dez 2020

Avicultura: há 45 anos mostrando seu potencial
Fonte: Jornal do Comércio
Fonte: Jornal do Comércio
Há décadas, ouço que o Brasil tem o potencial para alimentar o mundo. É um título de responsabilidade gigantesca. Mas, ao analisar a história e os avanços de determinados setores do agro, vejo que podemos atingir esse objetivo. Prova disso é a internacionalização da avicultura brasileira, que neste ano completa 45 anos. Em 1975, aconteciam os primeiros embarques de carne de frango, com destino a Arábia Saudita e Kuwait. Já no primeiro ano, o volume exportado cresceu seis vezes, passando de 3,5 mil para 20 mil toneladas.
 
 
De lá para cá, a cadeia produtiva se organizou e se fortaleceu ainda mais, com o surgimento de entidades como a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango - hoje Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Junto aos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento, a ABPA investiu na melhoria da qualidade do produto e deu o primeiro passo para abrir novos mercados. O controle sanitário tornou-se prioridade e atingimos nível de excelência. Em 2004, já éramos o maior exportador de carne de frango do mundo, fornecendo para 136 países.
Fomos longe. Agora, estamos em 160 países nos cinco continentes e vendemos mais de 4 milhões de toneladas por ano. Os frigoríficos passaram a receber constantes visitas de comissões diplomáticas e religiosas. Nos especializamos no abate Halal, exigido por países islâmicos do Oriente Médio, onde ficam alguns dos nossos maiores mercados.
 
Na articulação institucional, são incontáveis as missões presidenciais e as reuniões com autoridades e representantes de nações importadoras. Tivemos conquistas como o sistema de cotas voltado à União Europeia, que reduziu custos a quem exporta, e a abertura do nosso principal mercado: a China. O apoio da Apex-Brasil foi fundamental, ajudando a criar as marcas setoriais da avicultura Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Breeders, evidenciando a qualidade de nossos produtos.
 
 
Este 2020 foi um ano desafiador para o setor. Mesmo com as dificuldades, somos reconhecidos pela fiscalização eficiente e investimentos em segurança, que nos mantém livres, por exemplo, da influenza aviária. Ficou evidente nossa capacidade de enfrentar crises sanitárias humanas, mantendo exportações e garantindo abastecimento interno.
 
 
Décadas de trabalho e investimentos resultaram em uma marca reconhecida e respeitada no mundo. Tudo isso reforça a convicção de que estamos prontos para os próximos desafios não só na avicultura, mas em todos os potenciais econômicos do País. Com trabalho, união e articulação, tenho certeza: o Brasil vai ajudar a alimentar o mundo no século 21!
 
Ricardo Santin, Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)
 
 
 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo