Notícias

12 Dez

Bem-Estar Animal e o Uso Racional de Antimicrobianos é tema de seminário promovido pela ASES em Venda Nova do Imigrante

Publicado em: 12 Dez 2025

Bem-Estar Animal e o Uso Racional de Antimicrobianos é tema de seminário promovido pela ASES em Venda Nova do Imigrante

 

Em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) realizou, no dia 4 de dezembro, o Seminário Técnico: Bem-Estar Animal e o Uso Racional de Antimicrobianos, em Venda Nova do Imigrante – ES.

O encontro reuniu cerca de 80 participantes, entre produtores e empresas associados, médicos-veterinários, profissionais e representantes de empresas fornecedoras ligados ao setor, além de representantes de instituições, como à Universidade Federal do Espírito (UFES)  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF). De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo da ASES, Marco Mosquini, o evento foi um momento de atualização técnica, troca de conhecimento e integração do setor suinícola capixaba. “O seminário foi importante para atualizar e reforçar as boas práticas de manejo, bem-estar animal e o uso racional de antimicrobianos, pilares essenciais para a sustentabilidade e a competitividade do nosso setor”, destacou Mosquini.

A programação contou com especialistas de referência nacional, que trouxeram análises atualizadas sobre avanços, regulamentações e desafios da cadeia produtiva. A primeira palestra foi ministrada por Charli Ludtke, Diretora Técnica da ABCS, com o tema “Bem-estar animal da granja ao abate: evolução na implementação das normativas nas agroindústrias”. Em sua fala, Charli parabenizou a iniciativa da entidade: “Parabéns à ASES, que tem feito esse trabalho grandioso em prol da produção de alimento de qualidade e seguro, principalmente alimentos oriundos de sistemas de produção que integram bem-estar e uso responsável de antimicrobianos”.

Na sequência, Maurício Dutra, Diretor de Serviços Técnicos da GFD Consultoria, apresentou a palestra “Uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura”. Ele ressaltou a relevância do tema para o presente e o futuro do setor: “O uso racional de antimicrobianos é um assunto relevante que tem importância na saúde pública e na produção. As normativas estão aí e temos que nos adequar em função da necessidade de preservar princípios ativos para um uso mais prolongado e efetivo”.

A terceira apresentação foi conduzida por Andréa Mendes Maranhão, Auditora Fiscal Federal Agropecuária da SFA/SP – MAPA, que abordou o tema “Avanços e desafios na implementação da Portaria 798/2023”. Andréa destacou a importância da transparência e da educação técnica no processo regulatório: “Foi um grande prazer participar desse evento para conversar sobre os resultados das primeiras fiscalizações dos produtores rurais com o uso de medicamentos. Além disso, pudemos dialogar sobre os principais aspectos da Portaria 798, do controle de resistência antimicrobiana, do controle de resíduo de medicamentos em produtos de origem animal e sua relação com a saúde pública”.

Após as apresentações, o público participou de um debate técnico, ampliando a troca de experiências e permitindo o esclarecimento de dúvidas sobre as novas exigências e práticas para o fortalecimento da suinocultura capixaba.

O diretor executivo da ASES, Nélio Hand, agradeceu as parcerias institucionais e reforçou a missão da entidade: “A presença da ABCS e do FNDS foi fundamental para o sucesso do seminário, assim como a participação de cada produtor, técnico e instituição parceira. Seguiremos trabalhando pela capacitação contínua e pelo fortalecimento de toda a cadeia suinícola do Espírito Santo”.

Após as palestras, Nélio apresentou um resumo das principais ações da ASES realizadas na suinocultura durante o ano de 2025. Encerrando a programação, os participantes confraternizaram em um jantar especial, fortalecendo o relacionamento entre produtores, técnicos, autoridades e parceiros do setor.

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo