Notícias
Brasil registra focos de peste suína clássica no Piauí
Publicado em: 19 Abr 2024

Até o momento, 24 casos foram confirmados, houve 14 mortes e três suínos foram abatidos
A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) registrou a existência de focos da doença peste suína clássica (PSC) em uma criação de porcos no Piauí. A ocorrência começou a ser investigada no final de março e o reporte mais recente ao órgão internacional foi realizado nesta quarta-feira (17/4).
“A suspeita foi detectada na vigilância passiva realizada em suínos de quintal. As investigações continuam para identificar ligações epidemiológicas. O Estado do Piauí não faz parte da zona livre de peste suína clássica do Brasil e há restrições de circulação de animais e produtos entre esta zona e a zona livre de PSC”, informou a OMSA em relatório.
Até o momento, 60 animais foram considerados suscetíveis à doença, 24 casos foram confirmados, houve 14 mortes e três suínos foram abatidos. A região Sul do Brasil, onde está concentrada a produção comercial de suínos, é considerada livre da doença. Significa que não há risco para o consumo e exportações da proteína, apesar da ocorrência no Piauí.
Repost Globo Rural
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo