Notícias

09 Abr

Carne Suína foi tema de palestras para alunos de Senac

Publicado em: 09 Abr 2018

Carne Suína foi tema de palestras para alunos de Senac

No dia 04 de abril, os alunos dos cursos de Auxiliar de Cozinha e Confeitaria do Senac de Venda Nova do Imigrante tiveram a oportunidade de conhecer melhor a carne suína, os aspectos de produção e nutricionais.

 

A ação realizada pela Associação de Suinocultores do Espírito Santo - ASES com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos - ABCS contou com as palestras “Produção Brasileira e Capixaba de Carne Suína”, apresentada pela coordenadora técnica Aline Nitz, que destacou que o Brasil é o 4º maior produtor e exportador de carne suína, e salientou a importância das ações de capacitação e marketing realizadas pela ABCS, com o apoio das entidades estaduais, que objetivam desmistificar determinados preconceitos e salientar a saudabilidade da proteína.  

 

 

Carolina Covre, médica veterinária da ASES, ministrou a palestra “Produção de Proteína Animal: Módulo Suinocultura”, mostrando todos os procedimentos na granja, transporte e abate, ressaltando a importância de adquirirem produtos com selo de inspeção dos órgãos oficiais, garantindo a confiabilidade do produto consumindo, esclarecendo ainda sobre mitos com relação a Cisticercose e Teníase. “É impossível o homem contrair a cisticercose, através da carne suína, a doença ocorre pela ingestão de ovos de tênia de frutas e verduras mal lavadas e água contaminada. O homem é o hospedeiro definitivo da tênia, é ele quem libera esses ovos no ambiente que podem contaminar o suíno, bovino e o próprio ser humano. O que não ocorre no sistema produtivo das granjas comerciais, onde há rigoroso controle higiênico sanitário, e os animais consomem água tratada e apenas ração como fonte de alimento”.

 

 

“O consumo da carne suína e seus benefícios para a saúde” foi o tema da apresentação da nutricionista Gleiciane Cavati, que citou a versatilidade e praticidade no preparo da carne suína, a evolução do suíno ao longo dos anos, e destacou que a carne é fonte de proteína de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, ferro e minerais como selênio e zinco. Ainda ressaltou que a proteína pode ser consumida em todas as idades desde a introdução alimentar (aos 6 meses) até idosos. “A carne suína é uma proteína nutricionalmente completa, fonte de gorduras monoinsaturada, vitaminas e minerais. Saborosa e macia combina muito bem com temperos cítricos, agridoces e picantes sendo fácil de ser incluída nas refeições diárias, tendo em vista sua versatilidade na hora do preparo”.

 

 

Felipe Rezende, aluno do curso de auxiliar de cozinha, analista de sistemas e que também tem uma lanchonete delivery informou que já tinha ouvido algumas informações na 4ª FAVESU (Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba), “hoje conheci um pouco mais sobre a carne suína e todos os alunos que assistiram as palestras sobre as proteínas sairão com um volume agregado de informações, que dará um pouco mais de consciência com relação a escolha dos alimentos e como irão olhar para determinadas proteínas que não tinham tanta visibilidade anteriormente. Valeu muito a pena, foi um treinamento de grande excelência”, destaca.   

 

 

Após as palestras os alunos seguiram para as aulas práticas onde aprenderam o preparo do Estrogonofe de carne suína e de Wrap de carne suína, com a Instrutora em Culinária do SENAC, Anadir Vargas Parajara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo