Notícias

09 Abr

Clima deve definir o futuro da safra de milho no Brasil

Publicado em: 09 Abr 2025

Clima deve definir o futuro da safra de milho no Brasil
Fonte: Agrolink


A produção da segunda safra de milho no Brasil deve alcançar 95,5 milhões de toneladas, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A projeção representa um crescimento de 5,8% em relação ao ciclo anterior, mas a confirmação desse resultado está condicionada ao comportamento do clima nos próximos meses.

A Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (Ceema), em análise referente à semana de 28 de março a 3 de abril, alertou que a instabilidade climática segue como fator de risco. “Apesar de, até agora, o clima ter se mostrado favorável à cultura, ainda é cedo para conclusões mais firmes”, informou o boletim.

No Mato Grosso, maior produtor nacional, a Conab prevê uma produção de 46,2 milhões de toneladas na safrinha, volume 4,2% inferior ao registrado em 2024. Já no Paraná, o Departamento de Economia Rural (Deral) estima a colheita de 15,9 milhões de toneladas, mas técnicos do órgão já começam a rever os números para baixo. A escassez de chuvas e as altas temperaturas em algumas regiões do estado podem comprometer a produtividade, conforme o divulgado pela Ceema.

 Em relação à primeira safra, o Paraná colheu 95% da área plantada, que representa apenas 268 mil hectares — bem abaixo dos 2,6 milhões de hectares cultivados na segunda safra.

Segundo a análise do Ceema, enquanto isso, a oferta de milho está limitada em diversas regiões do país, elevando os preços no mercado disponível. Em alguns locais, como Mato Grosso e partes de Goiás, os estoques estão praticamente esgotados. “Em Mato Grosso, maior berço de milho do Brasil, não tem milho disponível”, afirmou a consultoria Pátria AgroNegócios.

Com estoques baixos e demanda elevada, o preço do milho superou os R$ 90 por saca. Caso a segunda safra não atinja os volumes esperados, o mercado pode registrar nova alta nos preços, especialmente no segundo semestre. A tendência também dependerá do ritmo das exportações brasileiras.

No cenário nacional, as estimativas para a produção total de milho em 2025 variam entre 121 e 130 milhões de toneladas. Parte dessa produção, no entanto, já foi comprometida pela performance abaixo do esperado da primeira safra.


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo