Notícias

18 Mai

Clima não é favorável para a safrinha

Publicado em: 18 Mai 2018

Clima não é favorável para a safrinha
Fonte: Agrolink
Fonte: Agrolink
Os estados que mais sofreram com a seca foram Paraná, Mato Grosso e São Paulo

O clima na primeira quinzena de maio piorou a situação da safrinha de milho do Brasil. O volume de chuva ficou abaixo da média para o período, deixando os produtores apreensivos quanto ao desenvolvimento do cereal na segunda safra.  

 

 

Os principais estados que sofreram com a seca foram Paraná, Mato Grosso e São Paulo, só no ano passado esses três estados foram responsáveis por 38% da produção de milho do país. De acordo João Macedo, Analista de Mercado da consultoria INTL FCStone, a quebra para essas regiões deve ser registrada entre 20% e 30%. “No início de maio, as estimativas da INTL FCStone apontavam para quebra de 21% na safrinha de SP, 16% no MS e 15% no Paraná, contudo, diante do clima desta primeira quinzena é quase certo que os números de produção destes estados serão reduzidos novamente”, comenta. 

 

A consultoria espera que a produção tenha uma queda também em Goiás e Mato Grosso, só que em menor intensidade se comparado aos outros estados. "Nestes estados a falta de chuva se concentrou na região sul. No caso do Mato Grosso, o Centro-Sul do estado concentra apenas 7,3% da área de milho, o que limita o impacto do clima menos favorável, enquanto que no Goiás o Sudeste corresponde por parte significativa da produção, o que requer mais atenção para o impacto climático”, alerta. 

 

A preocupação agora é com a chegada do inverno, já que nas regiões Sul e Sudeste o frio costuma castigar as lavouras. Com o clima desfavorável, o indicativo do preço do milho subiu 6,2% no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), chegando a R$42,4 por saca, nível mais alto desde março.  

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo