Notícias
Demanda externa aquece mercado de soja no Brasil
Publicado em: 31 Mar 2025

A crescente demanda externa pela soja brasileira impulsionou o ritmo de negócios no mercado à vista nacional na última semana. Pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) apontam que esse cenário foi influenciado pela valorização do dólar em relação ao real, tornando as commodities brasileiras mais atraentes para os compradores estrangeiros.
Além disso, os produtores de soja demonstram maior interesse em comercializar parte da safra 2024/25 no mercado à vista, buscando obter recursos para o financiamento da próxima temporada.
Dados preliminares da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), analisados pelo Cepea, indicam que até o dia 21 de março, o Brasil já havia exportado 10,25 milhões de toneladas de soja, um aumento de 59,5% em comparação com o volume total exportado em fevereiro.
A colheita da soja segue em ritmo intenso, com o clima contribuindo para produtividades excepcionais em grande parte do país. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), até 23 de março, 76,4% da área total já havia sido colhida, superando os 66,3% registrados no mesmo período de 2024 e a média de cinco anos, de 66,2%.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo