Notícias

03 Ago

Demanda maior de grãos na Europa abre portas ao Brasil

Publicado em: 03 Ago 2016

Demanda maior de grãos na Europa abre portas ao Brasil
Fonte: Folha de S. Paulo - Mauro Zafalon

A produção de grãos cresce na União europeia e deverá chegar a 313 milhões de toneladas na safra 2016/17. Essa evolução tem, no entanto, um percentual de crescimento inferior a 1% na média dos últimos três anos, enquanto a evolução da necessidade de consumo chega a 1,3% ao ano.

 

Esse descolamento deverá colocar os europeus ainda mais dependentes das commodities de outras regiões, uma vez que as áreas produtivas da Europa estão praticamente esgotadas. Um bom cenário para o Brasil.

 

O uso total de grãos para consumo humano deverá somar 66 milhões de toneladas em 2017, acima do industrial, que será de 33 milhões, segundo dados da Comissão de Agricultura. Já a destinação de grãos para os animais irá a 175 milhões de toneladas.

 

A demanda maior na Europa abre portas para o Brasil principalmente no milho, cujo consumo –só para animais– será de 58 milhões de toneladas no próximo ano nos países que compõem a União Europeia.

 

Fortes na produção de trigo, que atinge 144 milhões de toneladas por ano, os europeus obtêm apenas 65 milhões de toneladas de milho.

 

A importação de milho deste ano pelo bloco vem sendo acima da média dos últimos cinco anos. E o Brasil, que começa a se consolidar como um exportador de milho, tem sido um dos mercados da Europa.

 

Clima seco e queda de produção de pelo menos 14 milhões de toneladas neste ano no país serão limitantes para as exportações brasileiras.

 

Considerando a necessidade total de grãos, os europeus devem buscar 17 milhões de toneladas no mercado externo no próximo ano. Esse volume não inclui as oleaginosas, como a soja, um dos principais produtos exportados para os europeus pelo Brasil.


A área de produção com grãos é de 57 milhões de hectares.

 

Ritmo mais lento

As exportações brasileiras de soja serão de 52,5 milhões de toneladas em 2017, 1% menos do que neste ano, segundo estimativas da consultoria Safras & Mercado.

 

Produtividade

Esse volume será possível porque o país vai semear 33,5 milhões de hectares, produzindo 103,4 milhões de toneladas. A consultoria estima produtividade média de 3.101 quilos de soja por hectare.

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo