Notícias
EUA detectam três tipos diferentes de virus da IA, inclusive o H5N1
Publicado em: 24 Jan 2015

A presença do vírus da Influenza Aviária em território norte-americano já foi detectada em quatro estados. Ou além de Washington, Oregon e Califórnia, estados que compõem a costa oeste dos EUA, também em Idaho, estado que tem como fronteiras, ao norte, a província canadense da Colúmbia Britânica (onde ocorreu o primeiro isolamento do gênero na América do Norte) e, a oeste, os estados de Washington e Oregon.
Nos casos isolados em Idaho foi identificada a presença de dois vírus diferentes da Influenza Aviária: H5N2 e H5N8. Mas a grande surpresa se refere a vírus isolado de uma ave silvestre no estado de Washington, identificado como H5N1.
Afirmando que, "embora identificado como H5N1, o subtipo isolado no estado de Washington é diferente daquele que circula no sudeste asiático", o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) também declara que esta é a primeira vez que esse tipo de vírus é detectado em território norte-americano.
Porém, no site da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), onde estão disponíveis mais detalhes sobre esse isolamento, encontra-se a informação de que se trata de reocorrência de doença de notificação obrigatória cujo primeiro registro no país data de 2004.
Por falar em OIE, o site da entidade registrava, ontem, cinco "alertas de doenças animais", todos envolvendo a Influenza Aviária – nos EUA, em Israel, nos Territórios Palestinos Autônomos, na Nigéria e em Taiwan. Tal concentração de uma mesma doença nas notificações da OIE é fato inédito na história da Organização.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo