Notícias

04 Mai

Exportações de soja do país já cresceram 37% neste ano

Publicado em: 04 Mai 2016

Exportações de soja do país já cresceram 37% neste ano
Fonte: Valor Econômico - Mariana Caetano

O Brasil exportou um volume recorde de soja em grão em abril, com um total de 10,32 milhões de toneladas, informou ontem a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Com isso, nos quatro primeiros meses do ano, o país já enviou ao exterior 23,6 milhões de toneladas da oleaginosa, alta de 36,8% em relação ao mesmo período de 2015, conforme a associação.

O número indicado pela Anec para o mês passado é ligeiramente superior às 10,08 milhões de toneladas divulgadas na segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex/Mdic). A diferença entre os dois dados existe em decorrência das metodologias usadas.

 

 

A Secex baseia-se nos carregamentos efetivados que geraram documentos oficiais de exportação, enquanto a Anec leva em consideração os line-ups (programações de embarques nos portos do país).

 

Até então, segundo a Anec, o maior volume de soja movimentado em um único mês havia sido em abril de 2015, quando foram embarcadas 9,2 milhões de toneladas.

 

Do porto de Santos (SP), saiu a maior parte da soja exportada no mês passado - 33%, ou 3,43 milhões de toneladas. De janeiro a abril, o porto paulista respondeu por 39% dessas movimentações, seguido por Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS), com 19% e 10%, respectivamente. Já os portos do Norte responderam por 22% da soja exportada no período.

 

Entre os destinos, não houve surpresas: a China seguiu na liderança, recebendo 80% da soja que deixou o Brasil este ano.

No caso do milho, as exportações brasileiras totalizaram 7,4 milhões de toneladas de janeiro a abril, alta de 139,3% ante o mesmo período de 2015, segundo a Anec. Apenas em abril, foram 187 mil toneladas, bem abaixo das 367,6 mil toneladas apontadas pela Secex.

 

A Anec manteve a estimativa de que o Brasil deve encerrar 2016 com a exportação de 57 milhões de toneladas de soja, 7% acima do ano passado, e um volume praticamente estável de milho, de 30 milhões de toneladas.

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo