Notícias

26 Out

Frango enfrenta desafios crescentes em outubro

Publicado em: 26 Out 2016

Frango enfrenta desafios crescentes em outubro
Fonte: AviSite

A despeito da natural diferença de preços entre um e outro produto, dois meses atrás frango vivo e abatido apresentaram comportamento de mercado muito similar, ou seja, valorizaram-se no primeiro decêndio do mês, estabilizaram-se a seguir (o abatido por menos tempo) e recuaram na parte final (e mais crítica) do mês.

 

De toda forma, a ave viva chegou ao final de agosto registrando ganho de 5% em relação ao valor inicial do mês, enquanto o frango abatido, embora dando os primeiros sinais de recuperação, chegou a operar com preço inferior ao do início do período.

 

Tudo indica que foi a essa altura que os abatedouros se deram conta de que seria oportuno tentar trabalhar apenas com a produção própria. Pois foi nessa ocasião que o preço do frango vivo iniciou uma estabilidade que, ontem, completou 56 dias. Da mesma forma que foi nessa ocasião que o frango abatido iniciou uma escalada de preços que fez com que atingisse sua melhor cotação da história.

 

Sem dúvida, a estratégia havia dado certo. O que não impediu que, antes mesmo de encerrada a primeira quinzena, começasse o tradicional retrocesso dos preços, fazendo com que o mês terminasse exatamente como começou – com o mesmo preço médio. De qualquer maneira, em setembro o frango abatido obteve valorização de quase 7% sobre o mês de agosto, enquanto o vivo amargou redução próxima de 2%.

 

Esse, porém, é comportamento que não se repete em outubro corrente. Seja porque a oferta interna vem sendo reforçada com produto que, originalmente, seria destinado ao mercado externo (é sensível a queda das exportações) ou porque a retração do consumo vem se acentuando cada vez mais, a verdade é que o frango abatido vem registrando desempenho muito aquém do observado em setembro. Pior: vai fechar outubro valendo menos que no início do mês e (nominalmente) com o mesmo valor dos primeiros dias de agosto.

 

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo