Notícias
Granjas avícolas registradas devem atualizar laudos de análise de água até 15 de março
Publicado em: 26 Fev 2025

A qualidade da água nas granjas avícolas é um fator essencial para garantir a sanidade e o desempenho produtivo das aves. A atualização anual dos laudos de análise de água não é apenas uma exigência normativa, mas uma medida fundamental para a biosseguridade. O avicultor deve enviar o seu laudo atualizado para o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) até o dia 15 de março, pela ferramenta E-flowES.
Os padrões de potabilidade para granjas avícolas registradas foram atualizados em julho de 2024 e devem obedecer aos seguintes parâmetros: Escherichia coli - máximo de 200 UFC/100mL, Coliformes termotolerantes – máximo de 200 UFC/100mL. As granjas que não entregarem o laudo atualizado, até 15 de março, poderão ter seus registros suspensos até a regularização.
De acordo com o coordenador de Sanidade Avícola do Idaf, Leandro Marinho, a água utilizada na produção avícola deve atender a padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação vigente, e a falta de controle pode trazer prejuízos sanitários e econômicos.
“Granjas que seguem boas práticas sanitárias e mantêm a documentação em dia demonstram maior compromisso com a biosseguridade. A falta de cuidados com a potabilidade da água servida aos animais pode comprometer a saúde do plantel avícola, e possibilitar a entrada de doenças de interesse nacional, como a influenza aviária e a doença de Newcastle, o que resultaria em grandes prejuízos para toda a cadeia produtiva do Espírito Santo", reforça Marinho.
Assessoria de Comunicação do Idaf
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo