Notícias
13
Mar
Holanda inicia experimento com vacina contra gripe aviária em granja comercial
Publicado em: 13 Mar 2025

Projeto visa a redução de abates em massa e o confinamento das aves por longos períodos
A Holanda, um dos maiores exportadores mundiais de ovos, iniciou nesta segunda-feira (10/3) um experimento de dois anos com uma vacina contra a gripe aviária. A ministra da Agricultura, Femke Wiersma, destacou as altas expectativas para o projeto, que visa a redução de abates em massa e o confinamento das aves por longos períodos.
"Você nunca pode eliminar completamente a gripe aviária, pois ela é encontrada principalmente em aves selvagens, que voam por todo o mundo. Mas vacinar as aves pode garantir que haja menos surtos em granjas no futuro", afirmou Wiersma ao jornal local NOS. Ela ainda considera o piloto "um primeiro passo para a implementação em larga escala da vacinação das aves".
O projeto, com duração prevista até 2027, envolverá o processo de vacinação de pintinhos em incubadoras holandesas, que serão levados para granjas de poedeiras. O experimento segue um teste de campo realizado no ano passado, e o governo optou por uma introdução gradual do programa, no momento apenas em uma granja, considerando a necessidade de ajustes na infraestrutura veterinária.
O foco inicial será o mercado interno holandês, pois a vacinação em grande escala pode causar reações comerciais, como proibições de exportação. Isso se deve porque, mesmo quando as galinhas são vacinadas, elas ainda podem carregar o vírus sem sintomas, dificultando a detecção de surtos e a prevenção da propagação. Esse é o motivo pelo qual muitos países simplesmente não importam produtos de aves de países que vacinam seus rebanhos contra a gripe aviária. Há a preocupação de que as vacinas não sejam eficazes contra todas as cepas do vírus.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo