Notícias
Idaf promove treinamento voltado para o atendimento a suspeitas de Influenza Aviária
Publicado em: 21 Mar 2023

Mesmo com o Brasil não tendo nenhum registro de casos de Influenza Aviária, o reforço na adoção de medidas preventivas para evitar a entrada da doença no país segue e no Espírito Santo não é diferente. Entre os dias 15 e 16 de março, médicos-veterinários oficiais participaram de treinamento focado no atendimento inicial de casos suspeitos de Influenza Aviária e da Doença de Newcastle. A convite, os profissionais do setor privado representaram a AVES na iniciativa.
Promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) em parceria com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a iniciativa teve o comando do Serviço Veterinário Oficial do Idaf. Também estiveram presentes representantes do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
No primeiro dia de curso, que aconteceu no auditório da Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento no Espírito Santo (SFA/ES), em Vitória, os participantes acompanharam uma aula teórica sobre: caracterização da avicultura do Espírito Santo; influenza aviária e doença de Newcastle; vigilância passiva de síndrome respiratória e nervosa das aves; definição de casos e fluxo de investigação. Além disso, também houve uma apresentação das atividades desenvolvidas pelo Ipram para reabilitação de aves marinhas.
No último dia, foi realizado o treinamento prático de necropsia e coleta de amostras para diagnóstico. A aula foi realizada no laboratório do curso de medicina-veterinária da Universidade de Vila Velha (UVV). Representando a AVES, os médicos-veterinários Deydsson Antônio Soares Vargas e Angelo Lozer Júnior enfatizaram a importância do conteúdo.

“Agradeço e parabenizo o Idaf por disponibilizar a oportunidade aos profissionais que estão no campo, de conhecerem os principais pontos de intervenção em uma situação de detecção de influenza aviária no Estado, destacando os posicionamentos e a logística já traçada. Isso tudo traz uma tranquilidade com o serviço veterinário já estando em alerta”, comemorou Deydsson.
“Foi um evento de grande importância pelo momento que estamos passando com a influenza aviária pelo mundo, capacitando os técnicos que estão a campo sobre as principais medidas de proteção (biosseguridade) do nosso plantel e, principalmente, o que devemos fazer caso tenhamos um caso suspeito em nosso território”, complementou Angelo Lozer Júnior.
Mais capacitações
Durante o encontro, o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha, disse que o órgão estadual prevê, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), mais um treinamento para os servidores, com foco na atuação em casos de diagnóstico da Influenza no Estado. “A princípio, estamos buscando conscientizar os produtores, em parceria com o Mapa, a Seag e a AVES, sobre a importância das medidas de biosseguridade e realizando a vigilância ativa nas granjas, mas caso a doença entre no Estado, o que estamos trabalhando muito para que não aconteça, precisamos estar preparados para enfrentá-la”, pontuou.
Diretor técnico do Idaf, Janil Ferreira orientou sobre as medidas de biosseguridade nas granjas e a notificação obrigatória em caso da doença. “Entre as orientações práticas aos produtores estão: usar roupas e calçados limpos ao entrar nos núcleos; desinfecção de veículos e materiais que acessem a granja; cumprir quarentena de quatorze dias sem visitas a instalações após viagens ao exterior; evitar o contato dos animais das granjas com outras aves, especialmente aves silvestres; verificar rotineiramente a integridade das telas e cercas dos aviários. A detecção precoce e a notificação de suspeitas de Influenza Aviária são muito importantes, pois permite uma resposta rápida, a fim de evitar a disseminação da doença e, como consequência, um prejuízo maior. A notificação de casos suspeitos ou a identificação de mortes anormais, deve ser notificada obrigatoriamente ao Idaf”, encerrou Janil.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo