Notícias

16 Jan

No Japão, surto de gripe aviária leva ao abate de quase 100 mil aves

Publicado em: 16 Jan 2018

No Japão, surto de gripe aviária leva ao abate de quase 100 mil aves
Fonte: Observador
Fonte: Observador

As autoridades do Japão anunciaram na última sexta-feira, 12, o abate de cerca de 91 mil galinhas no sudoeste do país, depois da detecção, na quinta-feira, de uma variante altamente patogênica do vírus da gripe das aves.


O novo surto foi descoberto numa granja da prefeitura de Kagawa, após análises mostrarem que mais de meia centena de galinhas mortas estavam infectadas com a estirpe H5 do vírus, que é altamente contagiosa, confirmaram as autoridades regionais em comunicado.


As aves começaram a ser sacrificadas pouco antes da meia-noite de quinta-feira, processo que deveria estar concluído em 24 horas. “Existe a possibilidade de haver outros casos de gripe aviária fora da zona, pelo que as autoridades locais devem ser cautelosas para evitar a propagação do contágio”, afirmou, em conferência de imprensa, o ministro-porta-voz do Governo nipônico, Yoshihide Suga, no final de uma reunião com os ministros da Agricultura e da Saúde.


Este é o primeiro caso de gripe aviária no Japão desde o início do ano. O vírus reapareceu no país quatro anos atrás, no final de 2014, e em 2016, após um violento surto, obrigou ao abate de aproximadamente 1,7 milhões de aves. 

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo