Notícias
Oferta de ovos deve continuar crescendo, porém de maneira moderada
Publicado em: 06 Jan 2025

Estimativas indicam que a produção brasileira de ovos para consumo pode registrar avanço de 3,4% em relação ao esperado para 2024, atingindo 3,94 bilhões de dúzias.
Em 2025, o mercado de ovos deve apresentar um cenário positivo. Embora haja desafios relacionados à oferta, projeções indicam crescimentos na produção e no consumo. E a disponibilidade interna da proteína – novamente – será um dos principais fatores que influenciarão os preços ao longo do ano.
Caso o setor continue expandindo os plantéis além da capacidade de absorção do mercado doméstico, os valores dos ovos podem seguir a mesma tendência de queda observada em 2024. Estimativas do Cepea indicam que, em 2025, a produção brasileira de ovos para consumo pode registrar avanço de 3,4% em relação ao esperado para 2024, atingindo 3,94 bilhões de dúzias.
Esse crescimento, ressalta-se, é mais modesto que os 10,5% observados na parcial de 2024 (janeiro a setembro) frente ao mesmo período de 2023. Em relação ao consumo nacional, a ABPA estima que, em 2024, o Brasil alcançará pela primeira vez na história a marca de 263 unidades por pessoa, 21 unidades a mais que em 2023. Para 2025, espera-se que o consumo cresça 1% em relação ao ano anterior, alcançando 265 unidades por habitante.
Os elevados preços praticados nas negociações envolvendo as proteínas cárneas tendem a favorecer o consumo de ovos em 2025. No front externo, a ABPA projeta que as exportações de ovos alcancem 22 mil toneladas em 2025, aumento de 10% em relação às expectativas para 2024.
Até o momento, o Brasil não registrou casos de Influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves de produção comercial. Com isso, o País mantém seu status de livre da doença, o que o torna uma fonte segura para atender à crescente demanda internacional, especialmente em um contexto em que o vírus foi registrado em diversos países ao longo de 2024. Em relação aos custos de produção, a tendência é que a maior oferta interna de milho e farelo de soja ajude a conter o aumento dos gastos de avicultores em 2025.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo