Notícias

27 Ago

OMC suspende investigação contra a Indonésia sobre exportação de carne de frango

Publicado em: 27 Ago 2020

OMC suspende investigação contra a Indonésia sobre exportação de carne de frango
Fonte: Valor Econômico
Fonte: Valor Econômico

A pedido do Brasil, a Organização Mundial do Comércio (OMC) suspendeu até 12 de setembro uma investigação envolvendo denúncia do país contra a Indonésia sobre exportação de carne de frango para aquele mercado asiático.

 

O resultado da disputa estava perto de ser anunciado oficialmente. Mas, segundo fontes, o Brasil preferiu dar um freio no contencioso e buscar mais uma vez um entendimento bilateral que poderia dar resultados mais imediatos.

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em representação ao setor produtivo diretamente interessado no contencioso, destaca que a suspensão temporária do painel tem como objetivo dar continuidade às tratativas bilaterais para um entendimento mútuo.

 

Ocorre que o mecanismo de solução de controvérsias da OMC está inoperante, com a paralisação imposta pelos EUA ao Orgão de Apelação. E a Indonésia não faz parte do Mecanismo Interino de Apelação/Arbitragem (MPIA, na sigla em inglês), criado por um grupo de países, para resolver disputas entre eles.

 

O conflito sobre barreiras ao frango brasileiro na Indonésia já tem vários anos. Em 2017, o Brasil ganhou uma disputa contra a Indonésia na OMC, e os panelistas deram prazo para Jacarta eliminar as barreiras contra o frango brasileiro, mas não foi o que aconteceu.

 

A Indonésia não deu o reconhecimento sanitário aos exportadores brasileiros, limitando-se a remendos em sua legislação, de forma que a interdição à entrada da carne persistiu.

 

O Brasil voltou então à OMC e pediu um “painel de implementação”, para os panelistas decidirem se a Indonésia adotou as recomendações e se o país tornou sua legislação consistente com as regras internacionais.

 

Agora, com a suspensão da disputa, os dois lados estão negociando de novo. Do lado brasileiro, não se descarta uma retaliação contra a Indonésia, se não mudar sua posição. O Brasil espera vender até 3 mil toneladas por ano numa fase inicial, no caso de abertura daquele mercado.

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo