Notícias
PIB do agronegócio cresceu 2,71% de janeiro a julho, diz CNA
Publicado em: 14 Nov 2016
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 0,13% em julho frente ao mesmo mês do ano passado e fechou os primeiros sete meses deste ano com alta de 2,71% em relação a igual período de 2015. É o que aponta o indicador mensal produzido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP).
Todos os principais elos da cadeia produtiva do setor, registraram expansão de janeiro a julho sobre o mesmo período de 2015, segundo as projeções: enquanto o setor primário do agronegócio (dentro da porteira) teve incremento de 3,96%%, o de serviços cresceu 2,57%, o de insumos 2,4% e o da indústria, 1,65%.
A performance positiva do PIB foi alavancada mais uma vez pela cadeia agrícola, que registrou crescimento de 3,61% de janeiro a julho deste ano ante o mesmo período de 2015.
Todos os elos na agricultura tiveram alta de janeiro a julho, com destaque para o setor primário (6,52%), em razão da alta dos preços e da expectativa de maior faturamento em culturas como soja, milho, cana-de-açúcar, café, trigo, cebola, cacau, banana, batata, laranja e mandioca.
Serviços, insumos e indústria tiveram variação positiva de 3,61%, 2,64% e 0,07%, respectivamente. Já a pecuária subiu 0,52% em julho e registra expansão de 0,76% no acumulado deste ano.
O segmento de insumos aparece na dianteira, com crescimento de 2,07%, reflexo do bom desempenho da indústria de rações.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo