Notícias
População busca alimentos com mais qualidade e bem-estar
Publicado em: 05 Set 2018
Certificação Halal é baseada nas leis islâmicas e atende empresas de diversos segmentos
O mundo está se abrindo para os produtos com certificação Halal e atende toda a população global e não somente a muçulmana. “Halal está se tornando um símbolo mundial. As pessoas estão se identificando com este conceito, porque buscam por um estilo melhor de vida e por produtos de qualidade”, esclarece o diretor-executivo da Cdial Halal, Ali Saifi.
Como conhecimento, o conceito halal, que significa “lícito” ou “permitido”, é um sistema baseado em princípios e valores que beneficia a humanidade, respeitando padrões éticos, morais e religiosos. A certificação Halal atesta a qualidade da produção, da confiabilidade, da rastreabilidade e do cumprimento dos requisitos de segurança em todo o seu processo. “Quando emitimos o certificado, comprovamos que aquela determinada empresa é capaz de realizar os procedimentos de acordo com os princípios e valores religiosos e com as normas internacionais de segurança relacionadas ao seu setor de atuação”, comenta Saifi.
A certificação de conformidade de um processo Halal abrange desde a matéria-prima utilizada na fabricação, todo o processo de produção, higienização, rastreabilidade, armazenagem e transporte e pode ser aplicada a qualquer categoria de empresa, como por exemplo: pecuária, agricultura, serviços de alimentação (hotéis e restaurantes), transporte, têxtil, indústria química e bioquímica, embalagens, cosméticos, produtos de origem animal perecível ou de longa vida, transporte e armazenagem, dentre outros.
De acordo com o diretor-executivo muitas empresas estão procurando a Cdial Halal para obter informações sobre a certificação halal. O Brasil é referência mundial em produtos Halal e atualmente exporta para 57 países islâmicos, sendo 22 países árabes. Estima-se que a economia Halal global atinja a marca de US$ 6,4 trilhões, este ano, acima dos US$ 3,2 trilhões contabilizados em 2012, conforme dados levantados pelo ESMA – Autoridade de Padrões e Metrologia dos Emirados Árabes.
Para a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – nosso país é considerado o futuro celeiro para alimentar a população mundial – que cresce a cada ano - e tem uma grande oportunidade de intensificar sustentavelmente sua produção Halal para o mercado local e para exportação. De acordo com dados da ONU – Organização Mundial das Nações Unidas – até 2030, a população global será de 8,6 bilhões de pessoas; em 2050, 9,8 bilhões e 2.100, 11,2 bilhões.
Todo o processo de certificação de produtos segue os critérios islâmicos internacionais – autoridades que controlam o certificado halal dos países - como o Comitê da ESMA – Emirates Authority for Standardization and Metrology; MUI (Majelis Ulama Indonésia); MUIS (Majelis Ugama Islam Singapura); JAKIM (Jabatan Kemajuan Islam Malaysia); Liga Mundial Islâmica da Árabia Saudita.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo