Notícias
Preço do ovo sobe quase 40% desde o começo de 2025
Publicado em: 24 Fev 2025

Um dos motivos para a disparada do preço são as temperaturas mais altas. Além disso, a oferta do produto deve diminuir em função das vendas para fora do país.
Algumas razões explicam a disparada do preço do ovo nos mercados brasileiros. Um dos motivos são as temperaturas mais altas nesse início de ano que vêm afetando a produção. O calor compromete a saúde e a produtividade das aves, a qualidade e a durabilidade dos ovos. No verão, o custo de galinheiros climatizados sobe, já que precisam de mais energia. O milho também entra nessa mistura, já que o preço da ração subiu 30%. E as embalagens dobraram de preço. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP, nas primeiras três semanas de fevereiro, o preço médio da caixa com 30 dúzias de ovos atingiu R$ 198,40, o que corresponde a aumentos de 39,4% em relação a janeiro de 2025 e de quase 20% em comparação com o mesmo período de 2024.
Além disso, a oferta do produto deve diminuir em função das vendas para fora do país. Em janeiro, os Estados Unidos aumentaram em 62% a importação de ovos brasileiros. As exportações representam 1% da produção nacional.
"Quando nossa moeda desvaloriza frente ao dólar, é como se o produto brasileiro entrasse em promoção. A gente vende mais, exporta mais. Exportar é bom, inclusive para balança comercial. Mas é um desafio para inflação porque a gente desabastece o mercado brasileiro em um período em que a demanda é um pouco maior. Então, isso joga um fôlego extra para novos aumentos de preço”, explica André Braz, economista da FGV Ibre.
Outras duas situações pressionam o preço do ovo nessa época: a volta às aulas, quando o produto é incluído na merenda, e a chegada da Quaresma, porque muitos cristãos deixam de comer carne. Segundo economistas, a demanda por ovos costuma ser maior até a Páscoa, quando, tradicionalmente, o consumo de carne volta a crescer.
Por Jornal Nacional
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo