Notícias

30 Mai

Prorrogado prazo para adesão ao Refis do Funrural

Publicado em: 30 Mai 2018

Prorrogado prazo para adesão ao Refis do Funrural
Fonte: Agrolink 
Fonte: Agrolink 
O Refis do Funrural garante  a redução de até 100% das multas e encargos legais
 
 

O prazo para aderir ao Programa de Regularização Tributária Rural (PRR), que refinancia as dívidas de produtores rurais através do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), foi prorrogado até o dia 30 de outubro.  A Medida Provisória 834/2018 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa quinta-feira (30.05). 

 

A prorrogação do prazo aconteceu após a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) entrar em acordo com o Governo Federal. A deputada Tereza Cristina (DEM), presidente da FPA, considera que esse é um passo importante para garantir que o produtor consiga regularizar sua situação com maior segurança jurídica. “No PRR, produtores rurais contam com condições especiais de pagamento, além da redução de juros, multas e demais encargos da dívida”, destaca ela. 

 

Através da Lei 13606/2018 é garantida a redução de até 100% das multas e encargos legais, a cobrança em cascata, além do parcelamento dos débitos e o restante dividido em até 176 vezes. A presidente da FPA também ressalta que houve a redução da alíquota de contribuição, que passará de 2,5% para 1,7%, em caso de pessoas jurídicas e será reduzida em 1,5% quando se trata de pessoas físicas. “Foi uma diminuição de 40% na alíquota de contribuição assegurada aos produtores rurais”, afirma. 

 

O Refis do Funrural foi aprovado após um grande impasse judicial quanto sua legalidade. A cobrança havia sido considerada ilegal em 2011 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas os ministros voltaram atrás em março de 2017, reafirmando a constitucionalidade do programa novamente em maio desse ano, após muitos produtores rurais deixarem de pagar a contribuição previdenciária se baseando na primeira decisão da Corte. 

 

 

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo