Notícias

27 Abr

Registro genealógico para aves

Publicado em: 27 Abr 2017

Registro genealógico para aves
Fonte: Avisite
Fonte: Avisite

Atendendo ao pedido da Associação Nacional dos Criadores da Raça Índio Brasileiro (ANCRIB), o Ministério da Agricultura abriu consulta pública para avaliação de Projeto de Instrução Normativa propondo a inclusão das aves como espécies consideradas de interesse zootécnico e econômico para fins de registro genealógico animal.



Justificando a abertura da consulta pública, o Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Luiz Eduardo Rangel, observa que a legislação existente não contempla as aves como espécies consideradas de interesse zootécnico e econômico para fins de registro genealógico animal.



A propósito, explica que os programas de melhoramento genético da avicultura comercial são constituídos por linhagens, linhas de macho e fêmea, fortemente dissociados dos conceitos de raça, desenvolvidas em sistemas de produção em forma de pirâmide, com núcleos de seleção, multiplicadores e terminadores.


Daí concluir que o registro genealógico não constitui atualmente uma ferramenta importante ao melhoramento genético das aves, motivo pelo qual o MAPA as excluiu da legislação pertinente.


Não obstante, ouvindo o pleito da ANCRIB – que solicita registro no MAPA para execução dos serviços de registro genealógico da raça Índio Brasileiro – decidiu-se pela consulta pública, aberta pelo prazo de 30 dias contados a partir da data da publicação no Diário Oficial da União (26/04/2017).



O texto do Projeto está disponível no site do MAPA (www.agricultura.gov.br).

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo