Notícias
Sistema produtivo brasileiro é destaque na Europa
Publicado em: 18 Nov 2016
O vice-presidente de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, participou de um grande debate sobre bem-estar animal durante o International Poultry Conference, organizado pela Associação Alemã de Avicultura (sigla ZDG, em alemão) na Eurotier 2016 (maior feira da produção animal mundial) nesta segunda-feira, em Hannover (Alemanha).
Na conferência com o tema "Bem-estar animal no comércio Internacional, valor ético fundamental ou obstáculo ao comércio", Santin destacou o modelo brasileiro produtivo, que se utiliza em grande parte das condições naturais favoráveis para gerar conforto aos animais e obter ganhos produtivos.
"Conseguimos produzir com reduzido consumo energético e menores níveis de emissão de CO2 quando comparamos com a avicultura europeia. Ao mesmo tempo, praticamos taxas de lotação de animais em galpões inferiores às praticadas pelos produtores europeus, o que atesta nossa referência e respeito ao bem-estar animal", destacou na oportunidade.
Santin defendeu, ainda, a estratégia brasileira de atuação no mercado consumidor da União Europeia. Atualmente, o Brasil é responsável pelo suprimento de 4% da demanda do bloco por carne de frango.
"Não buscamos tomar mercados e impactar a produção local. Nosso objetivo é complementar os espaços não ocupados. Desta forma, mantemos nossa parceria de forma sustentável, auxiliando também na segurança alimentar da comunidade europeia", completa Santin.
Mais de 400 espectadores acompanharam a apresentação, entre autoridades, produtores, importadores e jornalistas. Com Santin, estiveram presentes Paul Lopez, Presidente da Associação de Processadores e do Comércio Avícola na Europa (AVEC), Alex Thiermann, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e Michael Scanell, da Comissão Europeia (DG SANTE).
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo