Notícias

26 Nov

Situação parece pacificada após retratação de CEO do Carrefour, diz presidente da ABPA à CNN

Publicado em: 26 Nov 2024

Situação parece pacificada após retratação de CEO do Carrefour, diz presidente da ABPA à CNN

Presidente da ABPA Ricardo Santin / Foto divulgação

 

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, disse à CNN que a situação com o Carrefour está apaziguada após o CEO global da rede francesa escrever uma carta se retratando ao agronegócio brasileiro.

 

“Claro que houve uma agressão, uma agressão gratuita contra a imagem do Brasil. Essa foi uma fala infeliz e que é baseada em um protecionismo arcaico e retrógrado dos produtores franceses”, disse.

 

Na semana passada, o CEO global da rede de supermercados, Alexandre Bompard, disse que a rede iria deixar de comercializar carnes oriundas do Mercosul.

 

A fala gerou um boicote por parte do setor produtivo brasileiro contra a companhia francesa. Desde sexta-feira (22), grandes frigoríficos vinham anunciando a suspensão da venda de carnes para o Carrefour no Brasil.

 

O Carrefour no Brasil havia se posicionado e disse que a suspensão impactaria seus clientes.

 

“Infelizmente, a decisão pela suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes, especialmente aqueles que confiam em nós para abastecer suas casas com produtos de qualidade e responsabilidade”, afirmou o Carrefour Brasil em comunicado.

 

No entanto, uma retratação por parte do CEO global era esperada pelo agronegócio brasileiro.

 

Na política, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou à CNN na segunda-feira (25) que é “inadmissível” dizer que a carne brasileira não tem segurança.

 

Repercussão

 

A carta divulgada pelo CEO do Carrefour já repercute entre outros representantes do agronegócio brasileiro.

 

“A agroindústria no Brasil recebe com satisfação o pedido de desculpas e o reconhecimento da excelência do produto e do produtor brasileiro por parte do CEO Global do Carrefour, Alexandre Bompard. Esperamos que, com isso, as operações da rede francesa sejam reestabelecidas”, diz a Associação  Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (ABIEC).

 

Já o Ministério da Agricultura (MAPA) confirmou o recebimento da carta de Bompard e reiterou os elevados padrões de qualidade, sanidade e sustentabilidade da produção agropecuária brasileira.

 

Por CNN Brasil

 

Por CNN Brasil

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo