Notícias

20 Fev

Soja argentina pode cair a 43 milhões de toneladas

Publicado em: 20 Fev 2018

Soja argentina pode cair a 43 milhões de toneladas
Fonte: Agrolink 
Fonte: Agrolink 
 

De acordo com relatório do analista privado Guilhermo Rossi (ex-integrante da Bolsa de Cereais de Rosario), a safra argentina de soja em 2017/18 deve cair – no pior cenário – para até 43 milhões de toneladas (MT). No melhor cenário, não deverá ultrapassar 48 milhões de toneladas, segundo suas estimativas sobre a provável produção de soja no país vizinho.

 

A atual previsão admitida pelo mercado é de 50 milhões de toneladas, enquanto o último relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estima em 54 milhões de toneladas. Na safra anterior, a Argentina produziu 56 milhões de toneladas de soja. 

 

“Na média das opiniões de outros analistas locais a produção ficaria entre 45 a 46 milhões de toneladas e, no pior cenário, se a situação de estresse [hídrico] continuar, o país produziria 43 milhões de toneladas (um pouco acima das 40 milhões estimadas pelo meteorologista da Bolsa de Cereales de Buenos Aires)”, explica a T&F Consultoria Agroeconômica.

 

Segundo o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco, a importância destas estimativas é que o mercado “ainda não se deu conta disto e, se forem confirmadas, poderão ser o fato novo de que o mercado futuro precisa para uma nova alta (considerável) nas cotações de Chicago”.

 

Uma das razões apresentadas pelo analista é que em 2008/09 a Argentina também sofreu uma seca severa e a produção de soja foi de 32 milhões de toneladas, para uma área similar. Este número seria equivalente, hoje, a 39 milhões de toneladas, com a adição das novas tecnologias implantadas desde então, especialmente nas províncias do norte, onde a variedade Intacta de soja foi utilizada. Outa razão é que o diferencial deste ano de 2017/18 está na umidade do solo, que se encontra com menos do que 5 mm, depois de dois anos de mais de 1.000 mm.

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo