Notícias
Suinocultura se reúne para discutir desafios e oportunidades
Publicado em: 26 Jun 2018
Presidentes e gestores do Sistema ABCS debateram estratégias e ações para apoio e fortalecimento da cadeia suinícola
A suinocultura vem enfrentando momentos desafiadores nos últimos meses. Para tratar deste assunto, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) convocou os presidentes e gestores das associações estaduais e regionais ligadas à entidade para um encontro, nos dias 20 e 21 de junho, em Brasília (DF), com o intuito de interação e fortalecimento das lideranças. O evento também contou com homenagens para importantes personalidades do setor.
O encontro teve início na noite da última quarta-feira (20), com uma palestra motivacional de tema "Você líder da sua vida e de seus resultados" com o psicólogo, master coach e consultor de empresas, Jairo Martiniano. Na quinta-feira (21), o presidente da ABCS conduziu a Assembleia de prestação de contas da entidade de 2017 e foram abordados temas relevantes para a cadeia suinícola.
Iuri Machado, consultor da entidade e presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ministrou a palestra “Mercado de Suínos e de Grãos: Tendências e Perspectivas”; e a consultora de Relações Governamentais, Ana Paula Cenci, apontou as intervenções políticas da Associação em prol do setor e os principais desdobramentos do workshop de gestores realizado em 2017.
As consultoras de comunicação e marketing da ABCS, Danielle Sousa e Tayara Beraldi, apresentaram os dados da pesquisa feita pela FIESP “A mesa dos brasileiros: Transformações, Confirmações e Contradições”, com informações que sobre os principais aspectos que influenciam o consumidor na hora de comprar e escolher com o que se alimentar. Logo após, a diretora de projetos e marketing da ABCS, Lívia Machado, expôs aos presentes os principais pontos do Integrasui – Aprimoramento da gestão da Cadeia Produtiva de Suínos do Brasil, projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae Nacional que viabiliza ações que visam a integração e o fortalecimento da suinocultura brasileira e as ações de marketing da ABCS.
O supervisor de marketing do frigorífico Saudali, César Godoi, elogiou os temas propostos. “Os pontos apresentados a partir dessa pesquisa são interessantes pra gente, enquanto indústria, para definição de estratégias de marketing, ações, definição de canal, de cliente. Com certeza, esta é uma oportunidade de promover a união entre setor produtivo e indústria”, ressaltou.
Participaram do evento representantes de três frigoríficos, três associações regionais e onze estaduais, sendo eles Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal. As lideranças tiveram espaço para expor o posicionamento de cada estado, de acordo com os assuntos debatidos durante o dia.
Aline Nitz, gestora executiva da Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES), considerou o encontro relevante e realçou os conteúdos abordados. “É um momento muito apropriado para a discussão de todos esses assuntos sobre expectativas com relação a grãos e ao nosso mercado e, mais importante ainda, em função do momento que a gente está vivendo, foi a palestra motivacional. Ela foi fundamental para gente ter fé e coragem, como foi ensinado, e tentar ver as coisas com uma outra perspectiva, saindo daqui com ânimo renovado”.
O presidente da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (ASTAP), Valder Caixeta, acredita que é um bom período para reunir todas as associações e discutir a situação difícil que a suinocultura passa desde o início do ano. “É importante pra gente trocar ideias, mover ações estratégicas e atuar no marketing da carne suína, para que possamos aumentar e garantir nossa colocação no mercado e ver a melhoria de preços. Isso motiva o setor e garante a sustentabilidade da nossa cadeia”.
Marcelo Lopes, presidente da ABCS, enfatiza a relevância de conseguir juntar os principais representantes do setor e realizar essa aproximação para buscar as soluções adequadas. “A junção das ideias trazidas por cada uma das lideranças é muito importante porque eles trazem as suas demandas e propõem novas ações, e nós conseguimos convergir num ponto que seja melhor para a suinocultura do país”.
O evento também contou com um momento de descontração com o lançamento da campanha para a Copa “Entre em campo com mais carne suína: Juntos com o Brasil”, iniciativa da ABCS por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). Na oportunidade, foram apresentadas a estratégia da ação voltada para consumidores e setor e as principais peças. Para engajar o setor, o presidente Marcelo Lopes convocou todos os presentes para participarem de um grito com todos vestindo a camisa.
Homenagens
O Encontro de Presidentes e Gestores da ABCS também foi palco de homenagens e agradecimentos. A entidade agradeceu o apoio de entidades parceiras, entre elas o Banco do Brasil, representado no evento pelo diretor de Agronegócio, Marco Túlio da Costa, e os gerentes executivos da Diretoria de Agronegócio da instituição, Antônio José Banhara e Álvaro Tosetto. O gerente da unidade de atendimento setorial agronegócios do Sebrae, Augusto Togni, também recebeu um agradecimento de todo Sistema ABCS pelo seu trabalho em prol da competitividade da suinocultura.
A ABCS prestou uma homenagem especial ao ex-presidente Rubens Valentini, em virtude da notícia de sua aposentadoria. O suinocultor esteve à frente da associação de 2005 a 2009, com uma gestão marcada pela estruturação do escritório executivo que passou a atuar na capital do país, aumentando sua visibilidade, e pelo investimento no trabalho de marketing de promoção da carne suína. “O mais gostoso é ver que o espírito continua, porque tem inúmeras instituições em que um trabalho é construído e outras gerações vêm, destroem e começam por outro caminho. E nós não, nós continuamos, com a turma nova alargando e dando andamento aos projetos, e isso eu acho fantástico”, destacou Valentini.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo