Terça, 09 Julho 2024 18:16

Avicultura e suinocultura lamentam exclusão das carnes na proposta de Desoneração Tributária

Design sem nome 12

A cadeia produtiva de aves e suínos do país lamentou a decisão proposta pelo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados de não incluir as carnes na lista de produtos da cesta básica nacional, que seriam contemplados com alíquota zero após a reforma tributária, segundo comunicado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A ABPA acredita que a eventual manutenção da decisão terá impactos sobre o acesso aos alimentos da população brasileira, especialmente para a parcela com menor poder aquisitivo. “Tomando por base de cálculo o quilo de cortes de carne de frango no Estado de São Paulo, a estimativa de imediata elevação de preços finais da indústria seria superior a 10%, como consequência direta do repasse da tributação”, disse a ABPA em nota.

Neste cenário, a indústria espera que “parlamentares sensíveis à manutenção da oferta de alimentos apoiem a revisão da medida”.

A ABPA ainda ressaltou que, em média, cada brasileiro consome 46 quilos de carne de frango e 18 quilos de carne suína por ano, e estes setores geram mais de 4 milhões de empregos diretos e indiretos.

Por Agrimídia  Por Globo Rural