Terça, 04 Agosto 2015 13:39

Exportações de carne de frango em julho batem novo recorde histórico

Em ritmo de embarques inédito, as exportações brasileiras de carne de frango bateram novo recorde de exportações totais (cortes, frango inteiro, processados, salgados e embutidos), superando a marca histórica de junho deste ano. Conforme levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foram exportadas 447,2 mil toneladas de carne de frango durante o mês de julho, superando em 52 mil toneladas o saldo de 395 mil toneladas obtidas no sexto mês deste ano - um crescimento de 13%.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o saldo obtido em julho foi 17,3% superior.

Em receita em reais, outro recorde histórico: os embarques de julho geraram R$ 2,488 bilhões, desempenho 42,4% superior ao registrado no mesmo mês de 2014. Na receita cambial, o saldo foi de US$ 772,1 milhões, desempenho 1,7% inferior ao obtido no mesmo período comparativo.

“Pela primeira vez, superamos a marca de 400 mil toneladas embarcadas em um único mês, ao mesmo tempo em que voltamos a registrar receita cambial superior a US$ 700 milhões. Houve crescimento em praticamente todos os grandes mercados, tanto no comparativo com o mesmo período do ano passado, como na relação com o mês anterior. Isto aponta para uma tendência positiva para o segundo semestre”, destaca o vice-presidente de aves, Ricardo Santin.

Consolidando a recuperação do ritmo de exportações em 2015, o volume total embarcado pelos exportadores de carne de frango no ano atingiu 2,437 milhões de toneladas, saldo 4,53% superior ao registrado nos sete primeiros meses de 2014.

O desempenho também é positivo na receita em reais, com 22,1% de alta, totalizando R$ 12,710 bilhões. Em dólares, houve decréscimo de 8%, com US$ 4,199 bilhões.

“Caminhamos para superar o saldo alcançado em 2014, até então, o melhor desempenho anual de exportações que já tivemos. Em meio ao cenário de crise do país, as exportações avícolas seguem em ritmo forte. Isto demostra que o ‘efeito câmbio’, aliado à manutenção das desonerações, devolve competitividade ao setor que mantém ritmo de crescimento, mesmo no cenário atual. Além disso, a sanidade continua sendo nosso principal passaporte”, ressalta Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA, lembrando que o Brasil nunca registrou focos de Influenza Aviária em seu território – um de seus principais diferenciais competitivos no mercado internacional.

Fonte: ABPA

Última modificação em Terça, 04 Agosto 2015 13:45