Segunda, 16 Novembro 2015 13:37

Kátia Abreu: Brasil e Índia têm grande potencial para aumentar comércio bilateral

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) se reuniu nesse sábado (14) com o ministro da Agricultura indiano, Rahda Mohan Singh, em Nova Deli. Durante o encontro, ambos concordaram que Brasil e Índia têm grande potencial em ampliar o comércio bilateral.

A ida de Kátia Abreu a Nova Deli faz parte da missão do Mapa à Ásia, a fim de ampliar a exportação de produtos agropecuários e atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. A delegação já passou pela Arábia Saudita e pelos Emirados Árabes e ainda visitará a China.
“O volume de comércio entre nossos países ainda está muito aquém das nossas capacidades, do nosso potencial”, afirmou a ministra, durante a reunião. “Gostaríamos de reverter essa situação nos baseando nos laços de amizade, cooperação e confiança mútuas”, completou.

Os principais produtos agropecuários exportados pelo Brasil com potencial de penetração no país enfrentam dificuldades no acesso ao mercado, com barreiras tarifárias, nível de regulação elevado e subsídios. O comércio bilateral está concentrado em produtos energéticos (petróleo e óleo diesel), seguido por óleo de soja e açúcar.

“Estamos muito ansiosos para ter mais cooperação com o seu país. Já estamos fazendo muito progresso. Valorizamos muito a relação com o Brasil, uma vez que somos países emergentes e podemos caminhar lado a lado”, observou o ministro Singh.

Fonte: MAPA