Quinta, 23 Julho 2020 13:02

Árabes importaram quase 1 milhão de toneladas de frango halal do Brasil

As exportações de frango continuam em alta. O Brasil, de acordo com a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal – no primeiro semestre deste ano foram exportadas quase 1 milhão de toneladas de frango halal para os países árabes. “O mundo árabe tem uma grande importância para economia brasileira. É um mercado extremamente promissor e precisamos estreitar cada vez mais as relações bilaterais, para que este mercado se desenvolva com todo o potencial disponível. O Brasil é um parceiro comercial respeitado, principalmente, quando o assunto é proteína animal. Estamos preparados para atender as demandas de mercado, mas precisamos traçar novas estratégias de cooperação. Não podemos perder nosso foco. É importante manter nossa resiliência e continuar com controles sanitários rígidos, buscar e ampliar as oportunidades de negócio”, ressalta o CEO da Cdial Halal, Ali Saifi.

O halal está em tudo que o muçulmano consome, desde cosmético, fármaco, alimentos, entre outros. “Porém é importante ressaltar que a certificação não é destinada somente aos muçulmanos, mas para qualquer comunidade que queira um produto de qualidade com boas práticas de fabricação”, complementa Saifi.

Exportações de frango halal para o mundo árabe: No acumulado do semestre deste ano, ou seja, entre janeiro e junho, de acordo com a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal – as exportações de frango halal foram positivas com 922,2 mil toneladas embarcadas. Os principais importadores (em toneladas) foram a Arábia Saudita com 204.330 t; Emirados Árabes 153.710 t; Kwait 64.679 t; Iemen 52.812 t e Catar 42.478 t. O total de frango halal exportado pelo Brasil é responsável por em média 40% das exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados). Em junho deste ano, foram exportadas 152.123 t de frango halal, sendo 28.178 t para Arábia Saudita; 17.111 t para os Emirados Árabes e o terceiro maior importador foi o Egito com 13.378 t."

Exportações Brasileiras de Carne de Frango Halal em Jan-Jun 20

Principais Países Árabes Toneladas