Terça, 01 Setembro 2020 15:42

"Teremos mais espaço no pós-covid", diz ex-ministro da agricultura sobre agronegócio brasileiro

O ex-ministro da Agricultura Francisco Turra será o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) a partir do meio-dia desta segunda-feira (31). O evento ocorre virtualmente e é destinado principalmente aos empresários da região. Na manhã desta segunda-feira, Turra, que preside Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), concedeu entrevista à rádio Gaúcha Serra. Segundo ele, o período pós-pandemia trará ainda mais espaço ao agronegócio brasileiro. Turra foi questionado sobre problemas relacionados à exportação de carne e contágio por coronavírus em frigoríficos.

— Foi muito difícil, parecia que o vírus tinha nascido nos frigoríficos. São 500 mil pessoas trabalhando em chão de fábrica no Brasil. Começaram a, praticamente, demonizar os frigoríficos. A nossa ideia no início era fechar mesmo, mas não poderíamos chegar aos supermercados e dizer: não tem mais ovos, não tem mais carne de frango, bovina. Seria a maior das pandemias — disse.

Atualmente, Turra considera que o cenário mudou.

Para o ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso, a produção do Brasil será ainda mais valorizada mundialmente.

— Não tenho dúvida que vamos ter mais espaço porque a imagem ficou mais consolidada e firme. Os europeus tiveram problemas até maiores do que o nosso. Aconteceu o episódio da China que veio de uma província que teriam detectado um vírus inativo que estava na superfície. Feitos os testes, analisaram que não havia absolutamente nada. A imagem (do Brasil) não foi agredida. Isso repercutiu favoravelmente. Aconteceram casos por todo o mundo e nos Estados Unidos com muito mais despreparo — ressaltou.

O tema da palestra do ex-ministro será “O agro pós-Covid-19: superação e fortalecimento” e será transmitido pelo canal da CIC na plataforma Youtube.

— Não haverá mensagem pessimista! Pelo contrário, realista e otimista porque o agro não parou, não pára e vai crescer cada vez e muito mais no Brasil — garante.

Clique aqui e ouça a entrevista completa

Fonte: Porta Pioneiro