Quarta, 02 Março 2016 13:35

Exportações de carne de frango crescem 6% em fevereiro

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações totais de carne de frango (incluindo todos os produtos, entre frangos inteiros, cortes, salgados, processados e embutidos) chegaram a 320,3 mil toneladas em fevereiro deste ano, volume 6% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

No saldo cambial do mês, houve retração de 11,5%, com US$ 458,6 milhões realizados em fevereiro.  Já no saldo em reais, foi registrado crescimento de 24,9%, com R$ 1,82 bilhão.

“O cenário segue aquecido para os exportadores e agora temos outros fatores influenciando este resultado em relação ao ano passado, como novas plantas para o México e China e o recente início de embarques para a Mongólia. As vendas para os países da Ásia e Oriente Médio, em geral, apresentaram bom desempenho”, analisa Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA.

Somando todo o embarque de 2016 (janeiro e fevereiro), as exportações brasileiras de carne de frango mantiveram alta de 9,9%, com 637,1 mil toneladas exportadas.   Com isto, o setor obteve receita cambial de US$ 909,7 milhões (-10,2%), e em reais de R$ 3,6 bilhões (+32,2%).

“O saldo positivo acumulado no ano tem ajudado a diminuir os fortes efeitos das altas dos custos de produção. Este ‘respiro’ deve contribuir para o setor enfrentar com solidez o momento atual, ajustando a oferta interna de produtos e colaborando para a fluidez dos baixos estoques com as elevações dos preços dos produtos. Esta alta já é notável com o leve crescimento de 0,56% no preço médio das exportações de fevereiro, em comparação com janeiro”, explica o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

Fonte: ABPA