Quinta, 05 Novembro 2020 14:08

Menor oferta de ovos grandes impulsiona preços em outubro

As altas temperaturas registradas nas principais regiões produtoras de ovos afetaram a produção do setor em outubro, uma vez que elevaram a oferta de ovos menores frente à dos tipos extra e jumbo. Com a menor disponibilidade, as cotações dos ovos tipo extra se elevaram no último mês, atingindo a maior média mensal desde junho deste ano.

Além do efeito direto e imediato no tamanho dos produtos, o forte calor também resultou na mortalidade de muitas poedeiras. Agentes do setor indicam que milhares de galinhas morreram devido às altas temperaturas, principalmente durante a primeira quinzena do mês, o que tende a reduzir a produção e gerar reflexos ao setor tanto no curto quanto no médio prazo.

Apesar dos leves recuos pontuais na segunda quinzena por conta da menor liquidez, os preços do ovo tipo extra apresentaram tendência de alta em outubro, e a média mensal superou a de setembro. Para retirada (FOB) em Bastos (SP), o preço do ovo branco tipo extra teve média de R$ 94,24/caixa com 30 dúzias, aumento de 10,5% frente à de setembro. Nas granjas de Santa Maria de Jetibá (ES), os ovos foram negociados na média de R$ 92,45/cx no último mês, aumento mensal de 7,6%. Para os ovos brancos tipo extra postos (CIF) no atacado da Grande São Paulo (SP), o preço médio em outubro foi de R$ 99,99/cx, aumento de 9,7% frente ao do mês anterior.

Para os ovos vermelhos, as cotações nas praças paulistas seguiram a mesma tendência dos ovos brancos, enquanto em Santa Maria de Jetibá (ES), os valores se mantiveram nos mesmos patamares registrados em setembro, o que aproximou os preços dos ovos brancos e dos vermelhos nessa praça. Na média de outubro, o produto vermelho foi cotado a R$ 104,72/cx em Santa Maria de Jetibá, leve aumento de 0,4% na comparação com setembro. Já em Bastos, a alta mensal foi de expressivos 9,6%, para R$ 110,93/cx. Para o produto posto na capital paulista, a média de outubro fechou a R$ 115,77/cx, aumento de 8,5% na mesma comparação.

O esforço do setor em negociar a preços maiores também está atrelado aos elevados custos de produção, uma vez que os valores dos principais insumos consumidos na atividade, milho e farelo de soja, estão em patamares recordes no mercado doméstico. Conforme levantamento da Equipe Grãos/Cepea, de 22 a 29 de outubro, a tonelada do farelo de soja se valorizou 6% na região de Campinas (SP), cotada a R$ 2.611,02 na última quinta-feira, 29. Para a saca de 60 kg de milho negociada no mercado de lotes da região do Indicador de Campinas, as cotações subiram 6,8% no período, atingindo R$ 81,84 no dia 29.

Sobre o IOB

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.

Fonte: Insituto Ovos Brasil