Segunda, 28 Março 2016 11:01

Consumo per capita pode ultrapassar 200 ovos por habitante em 2016?

Segundo dados divulgados pela ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, o consumo per capita de ovos no Brasil se aproximou dos 192 ovos por habitante no decorrer do ano passado, aumentando pouco mais de 5% sobre o ano anterior, quando atingiu 182 ovos.

Com a maior divulgação dos benefícios do produto nos meios de comunicação houve forte incremento nos últimos anos, incidindo em aumento de quase 30% sobre o consumo verificado em 2010.

Para este ano, a expectativa do setor de postura é que o consumo per capita continue crescendo. Se alcançar o mesmo índice verificado em 2015 o consumo pode chegar a 201 ovos por habitante. Ainda assim, muito inferior aos maiores consumidores mundiais de ovos, entre eles, o México, com consumo superior a 350 ovos por habitante.

Diante da grave crise interna que afeta diretamente o poder aquisitivo do consumidor, o ovo se torna alimento acessível à grande parcela da população por ser nobre, barato e proteico. Essa tendência favorece maior consumo do produto. Entretanto, atualmente, o avicultor sofre com o alto custo da matéria-prima básica, o milho, que pode inviabilizar o sistema produtivo das empresas.

Fonte: AviSite