Quarta, 30 Março 2016 16:42

Pedagogas de Santa Maria de Jetibá conhecem realidade do setor de Postura Comercial do Município

No dia 29/03, a AVES promoveu uma visita técnica a empresa Kerovos de Santa Maria de Jetibá, onde pedagogas do município tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a estrutura de uma granja de Postura Comercial. Elas também foram até a Coopeavi onde visitaram o entreposto de ovos, indústria de pasteurização, Instituto Coopeavi, além de um pequeno produtor associado à cooperativa.

A iniciativa teve como objetivo permitir que as pedagogas tivessem acesso a todo o processo que envolve a produção dos ovos, desde a granja, passando pela indústria e posteriormente sendo encaminhado ao consumidor final. Outro grupo também terá a oportunidade de conhecer o sistema produtivo no dia 04/04/16.

Segundo o Diretor Executivo da AVES, Nélio Hand, a visita esta atrelada ao projeto pedagógico “Avicultura de Postura Comercial: Valorizando a identidade socieconômica de Santa Maria de Jetibá” que será desenvolvido juntamente com as pedagogas nas escolas do município.

“O projeto servirá como ferramenta para disseminar o conhecimento sobre a avicultura de postura comercial nas escolas, destacando aspectos de  sanidade, meio ambiente e bem estar das aves, nutrição do alimento ovo, dando ênfase as suas vantagens nutricionais e esclarecendo mitos a respeito da proteína. Também será abordada a importância econômica da atividade para o município, bem como todos os outros setores que são beneficiados direta e indiretamente pela atividade”, destaca Hand.

Hand ainda afirma que mesmo Santa Maria de Jetibá sendo o segundo maior Município produtor de ovos do país, verifica-se que  muitos munícipes desconhecem a relevância da atividade. "Tenho certeza de que muitos não tem a real consciência do que representa o setor avícola, tanto para o município quanto para o ES", observa.

No dia 05/04 será realizado um workshop destinado aos pedagogos, professores, coordenadores e diretores das escolas de Santa Maria de Jetibá, onde será apresentada a proposta do projeto pedagógico, pelas pedagogas da AVES, Maria Arlete Novaes Moraes e Jomaira Ramos de Freitas Mariano, bem como seus objetivos, cronograma, regulamento e premiação. As participantes também acompanharão as palestras: “Produção e Industrialização da Postura Comercial” ministrada pelo médico veterinário da Coopeavi, Tarcísio Simões Agostinho, “Importância Socioeconômica da Avicultura em Santa Maria de Jetibá” ministrada pelo Diretor Executivo da AVES, Nélio Hand e “Alimento Ovo e sua importância para a saúde” ministrada pela nutricionista do Instituto Ovos Brasil, Lúcia Endriukaite.

Para a pedagoga da Secretaria de Educação do município de Santa Maria de Jetibá, Marlene Fardin, a iniciativa do projeto é excelente principalmente se levarmos em conta a grande participação da avicultura de postura na economia do município. “Durante a visita pudemos conhecer de perto a estrutura de uma indústria de ovos, bem como todo o processo industrialização da proteína, o que para mim foi algo inédito. Através do projeto teremos amplas possibilidades de trabalhar conteúdos variados para os alunos em sala de aula”, finalizou.

Comunicação AVES

Última modificação em Quinta, 31 Março 2016 08:26