Segunda, 02 Janeiro 2023 16:24

Influenza Aviária continua avançando no Chile

O Serviço Agropecuário do Chile (SAG) confirmou na noite do último sábado (31/12) o primeiro caso positivo de gripe aviária em Valparaíso. Atualmente, o vírus está presente entre as regiões de Arica e Valparaíso, que já matou 3.247 aves silvestres, que já foram soterradas pelo SAG.

O Serviço Agropecuário (SAG) informou que, após análise em seu laboratório, confirmou a presença de gripe aviária altamente patogênica da variante H5N1, em um pelicano na costa de Tunquén, região de Valparaíso, confirmando assim que o vírus continua em movimento. ao sul do país em aves silvestres, sem afetar ainda aves domésticas ou industriais.

Nesse âmbito, foi realizada uma reunião de coordenação durante a tarde, presidida pelo Subsecretário de Agricultura, José Guajardo; a Delegada Presidencial de Valparaíso, Sofía González; e o(s) chefe(s) da Subdirecção de Operações do SAG, Grisel Monje; e onde também participaram os delegados presidenciais provinciais e representantes da Saúde Seremis, ONEMI, Marinha e Sernapesca.

Perante este novo caso positivo, o SAG aumentou o nível de alerta considerando que a doença já entrou numa região de produção avícola mais intensiva, pelo que está a reforçar o trabalho de vigilância, sobretudo na avicultura e na indústria.

Além disso, as autoridades pediram aos proprietários de aves e fazendas que maximizem as medidas de biossegurança, evitando o contato de suas aves com aves selvagens.

É um avanço relativamente rápido de norte a sul, considerando que o primeiro caso na região de Coquimbo havia sido confirmado ontem, sexta-feira.

Fonte: Avicultura Industrial