Quinta, 15 Junho 2023 12:12

Espírito Santo segue com ações preventivas contra Influenza Aviária

40ebeb69 1114 468c 9870 ecd06aecd921

A AVES segue nas ações visando proteger os plantéis comerciais da Influenza Aviária que acometem aves silvestres no Espírito Santo e outros estados brasileiros, realizando reuniões com os municípios que possuem os maiores volumes de produção avícola no Estado. Na última terça-feira (13), em Marechal Floriano, a entidade realizou um encontro com representantes das administrações municipais de Domingos Martins e Marechal Floriano, em conjunto com a Superintendência Ministério da Agricultura e Pecuária no ES (SFA/MAPA) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), tendo também a presença do presidente do IDAF, Leonardo Cunha Monteiro.

Durante encontro, foram apresentados aos representantes dos dois municípios informações sobre a Influenza Aviária, além de um detalhamento do trabalho já elaborado para a aplicação do plano de contingência, caso haja necessidade nessas cidades.

“Nós apresentamos o cenário atual da enfermidade no Estado e detalhamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pela AVES, SFA/MAPA, SEAG e o IDAF em relação a conscientização da população com os cuidados e as notificações que são necessárias, além das informações que estão sendo passadas para as propriedades com produção de subsistência e mostrando como está sendo feito o trabalho de reforço junto ao setor comercial, intensificando as ações de biosseguridade para evitar que a enfermidade chegue até  essas propriedades”, resumiu o diretor executivo da AVES, Nélio Hand.

Ele também destacou que os objetivos foram mostrar como funciona o plano de contingência e identificar os atores que possam atuar junto a esse plano em caso de uma emergência sanitária.  Os representantes da SFA/MAPA, Letícia Meireles, e do IDAF, Leandro Marinho, apresentaram como vem sendo a atuação nos casos em encontrados em aves silvestres e como deverá ser a dinâmica e as medidas a serem tomadas pelos órgãos oficiais, se ocorrer algum foco, tanto em aves de subsistência quanto em produção comercial.

“As secretarias municipais de saúde de cada município, por meio de seus agentes de saúde, irão compartilhar as informações para os munícipes, reforçando as mensagens de recolhimento das aves para um local fechado neste momento, com proteção para as rações e água. Esses agentes de saúde vão receber um treinamento para poder fornecer as melhores informações a população e, paralelamente, nós iremos fazer simulados de mesa do plano de contingência, ou seja, novamente com esses atores, iremos delinear como serão as ações em caso de detecção de casos de Influenza”, explicou Hand.

Em ação já em curso, a AVES está disponibilizando materiais informativos sobre a Influenza Aviária para os municípios, que em contrapartida, farão a distribuição desses conteúdos em seus territórios. “Mobilizamos para essa reunião, além dos gabinetes dos prefeitos, as secretarias municipais de agricultura, saúde, meio ambiente, defesa civil e os setores de comunicação de ambos os municípios, além de representantes dos escritórios locais do IDAF, que prontamente se colocaram à disposição para ajudar nas ações e tomar as medidas prévias cabíveis em cada autarquia, visto a importância da avicultura em seus territórios”, concluiu o diretor executivo da AVES.

Última modificação em Quinta, 15 Junho 2023 12:22