Segunda, 12 Setembro 2016 15:39

Suinocultores capixabas participam de treinamento com ênfase em Bem-Estar Animal nas granjas

Com o objetivo de capacitar os suinocultores e colaboradores da indústria capixabas quanto aos principais procedimentos em relação aos cuidados no transporte, recepção e processos durante o abate, foram realizados três módulos com base em cartilhas desenvolvidas pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) sobre Bem Estar Animal (BEA).

As cartilhas apresentam de maneira didática todo o processo de produção suinícola desde as granjas, passando pelo transporte, até o abate. O material que é mais um resultado do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e do Projeto Innovasui está disponível para as entidades filiadas e fará parte de uma série de treinamentos e cursos que serão realizados pela ABCS em parceria com o Sebrae Nacional.

No Espírito Santo a ABCS recebe o Apoio da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES). Os treinamentos foram ministrados pelo Médico veterinário da Integral Soluções em Produção Animal, Stefan Rohr. Nos dias 31/08 e 02/09 foi realizado o Módulo III voltado para frigoríficos, com tema “Bem-Estar Animal Aplicado à Recepção e Abate de Suínos com Garantia de Qualidade”. Os treinamentos ocorreram no Frigorífico Zucoloto em Viana, e na Cofril em Atílio Vivacqua, onde também participaram colaboradores do Frigorífico Mosquini. O público alvo foi composto de gerentes e líderes dos setores de descarga, recepção e controle de qualidade e abate (insensibilização até inspeção).

Já no dia 01/09 aconteceu em Venda Nova do Imigrante, o Módulo II voltado para transporte, com o tema “Bem-Estar Animal Aplicado ao Embarque e transporte de Suínos”, destinado aos colaboradores da terminação e transportadores de suínos das granjas.

Ao todo foram capacitados 72 profissionais. Stefan acredita que através das capacitações foi possível transmitir um conhecimento de alto nível para todos os presentes. “Houve uma interação muito positiva com os participantes, o que tem tornado os treinamentos bastante válidos. Essa iniciativa é muito importante principalmente porque são temas que nos permitem unificar e padronizar as informações com respeito aos procedimentos realizados nas granjas”, disse.

Para o colaborador Marcos Rodolfo Calegari Junior, Monitor de Qualidade da Cofril a palestra foi muito produtiva, chamando a atenção de produtores e funcionários quanto à conscientização sobre o bem estar animal. “Certamente as informações passadas irão contribuir para o aumento da qualidade final de nossos produtos. Esse conhecimento específico transmitido aos profissionais, principalmente da área de pré-abate é fundamental para que eles compreendam a importância do manejo mais tranqüilo dos animais, o que influenciará no ganho de melhores resultados ao final de todo processo. A palestra de um profissional experiente como o Stefan enriquece a forma de atuação de nossos colaboradores”, enfatizou.

De acordo com o Diretor Executivo da ASES, Nélio Hand, os treinamentos vêm contribuir com a melhoria na produção e consequentemente na qualidade dos animais produzidos, aplicando-se conceitos do bem estar animal que está muito evidente hoje junto ao mercado. “ Vemos que o nosso produtor  vem acompanhando o assunto e quer também aos poucos se adequar a essa realidade, dentro de um contexto de capacidade de absorção de custos e adequações conforme a realidade de sua propriedade”, destaca.

Conforme ainda o executivo, a ASES também coordenará aplicação de um módulo especifico para a produção. “Até 2017 deverão ser realizados outros módulos do treinamento, voltado então  para a produção. Com isso poderemos levar informações sobre o tema a toda a cadeia produtiva em nosso estado”, finaliza.

Zucoloto

Frigorífico Zucoloto