Sexta, 07 Outubro 2016 09:03

ABPA pede retomada de Censo Agropecuário ao Mapa e IBGE

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, participou ontem (05) de audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, e com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), Paulo Rabello Castro, em Brasília/DF.

Também participaram do encontro o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o deputado federal Osmar Serraglio, entre outros representantes do Mapa e do agronegócio.

Na ocasião, entre outros pontos, foi solicitada a retomada do Censo Agropecuário, uma das mais importantes ferramentas de planejamento e consulta sobre o perfil do agronegócio brasileiro.

"A última edição do Censo Agropecuário ocorreu em 2006, o que é um período bastante elevado diante da dimensão que o setor adquiriu nestes últimos 10 anos. O agronegócio é dinâmico e demanda dados mais precisos. Neste sentido, a atualização dos dados ganha uma importância estratégica para quem atua e planeja novos investimentos", analisa Turra.

O presidente da ABPA aproveitou a oportunidade para congratular o ministro Blairo Maggi pelo sucesso da missão liderada por ele em encontros com autoridades da China, Índia, Vietnã, Coreia do Sul, Myanmar, Tailândia e Malásia. Em recente declaração à imprensa, o ministro informou que as negociações realizadas deverão gerar negócios entre US$ 1,5 e 2 bilhões para o Brasil, entre novos mercados e investimentos.

Ainda cumprindo agenda de reuniões em Brasília, Turra participou de audiências com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Fonte: ABPA