Terça, 22 Novembro 2016 12:29

Brasil aumenta exportações diárias de carne suína in natura

Dados do MDIC dizem respeito aos 12 dias úteis de novembro

Nas primeiras três semanas de novembro o Brasil exportou 3,2 mil/t de carne suína in natura na média diária. Os dados da Balança Comercial foram divulgados nessa segunda - feira (21/11) pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço e equivalem a um aumento de 14,6% em volume em relação ao mesmo período no ano passado, que registrou 2,8 mil/t. Em outubro, a média diária de embarques ficou em 2,7 mil/t.

Em relação aos valores, houve um acréscimo de 38%, onde a média diária está em US$ 8,4 milhões contra US$ 6,1 milhões em 2015.

Já no acumulado houve um decréscimo, onde em 12 dias foram embarcadas 38 mil/t, o equivalente a US$ 101 milhões, ante 55,3 mil/t em 2015 -  US$ 122 milhões.

Balança Comercial

Com quatro dias úteis, a terceira semana de novembro, teve superávit de US$ 433 milhões, resultado de exportações no valor de US$ 2,792 bilhões e importações de US$ 2,360 bilhões. No mês, as exportações totalizaram US$ 8,936 bilhões e as importações, US$ 7,062 bilhões, com saldo positivo de US$ 1,874 bilhões. No ano, as exportações chegam a US$ 162,023 bilhões e as importações, US$ 121,624 bilhões. O superávit acumulado até a terceira semana de novembro é de US$ 40,399 bilhões.

Análise do mês

Nas exportações, se comparadas as médias até a terceira semana de novembro (US$ 744,7 milhões) com a média de novembro de 2015 (US$ 690,3 milhões), houve crescimento de 7,9%, em razão do aumento nas vendas das três categorias de produtos: semimanufaturados (+22,2%, por conta de açúcar em bruto, celulose, madeira serrada ou fendida, semimanufaturados de ferro ou aço, couros e peles, ouro em forma semimanufaturada, e ferro-ligas); manufaturados (+11,3%, por conta de automóveis de passageiros, açúcar refinado, tubos flexíveis de ferro ou aço, motores e geradores elétricos, suco de laranja congelado) e básicos (+0,4%, por conta, principalmente, de fumo em folhas, petróleo em bruto, minério de ferro, carne suína, café em grão e algodão em bruto). Em relação a outubro de 2016, houve crescimento de 8,5%, causado pelo aumento nas vendas das três categorias de produtos: manufaturados (+12,4%); semimanufaturados (+10,5%) e básicos (+3,9%).

Nas importações, a média diária até a terceira semana de novembro (US$ 588,5 milhões), ficou 6,7% abaixo da média de novembro do ano passado (US$ 630,4 milhões).

Fonte: Suinocultura Industrial