Quinta, 18 Maio 2017 14:50

Conbrasul apresentará cenários e perspectivas para economia brasileira e mundial

A organização da Conbrasul – 1ª Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos convidou o professor Felippe Cauê Serigatti, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), para analisar o “Cenário atual da economia brasileira e mundial e as perspectivas para os próximos anos”. A palestra está marcada para as 11h de segunda-feira, dia 12 de junho.

Segundo Serigatti, a economia brasileira está tentando sair de uma dinâmica bastante complicada. Além de encarar uma conjuntura internacional menos favorável às economias emergentes, a sociedade brasileira tem que lidar, simultaneamente, com uma crise econômica e uma crise política que se retroalimentam.

“O esgotamento do modelo de crescimento baseado na expansão do consumo das famílias, seja via salários, via crédito ou via gastos públicos, está na raiz da crise econômica atual. Por trás do desgaste desse modelo, há tantos fatores conjunturais, como o final da fase de expansão do atual ciclo econômico mundial e o desgaste da estratégia de expansão acelerada da nova classe média, quanto estruturais, como o desarranjo das contas públicas e a perda da competitividade da indústria nacional”, explica o economista. “Apesar dos grandes desafios a serem encarados pela sociedade brasileira, já há sinais de que estamos deixando o ‘fundo do poço’ para trás. Logo, com a melhora dos fatores conjunturais, abre-se a oportunidade para a economia brasileira tentar resolver seus desafios estruturais. Embora não seja uma tarefa fácil ou confortável, superar esses desafios é algo inevitável”, reforça.

Serigatti observa ainda que a dinâmica política também tem influenciado o ritmo de expansão da economia mundial. “Enquanto os Estados Unidos ainda estão ‘aprendendo a lidar’ com o presidente Donald Trump, a Europa comemora a vitória de um candidato moderado”, analisa. “Enfim, há sinais de que, em meio a várias turbulências, o mundo está encontrando uma trajetória, embora frágil, de crescimento mais sustentável.”

Promovido pela Asgav – Associação Gaúcha de Avicultura e Programa Ovos RS, a Conbrasul será realizada de 11 a 14 de junho, em Gramado, na Serra gaúcha. A programação completa e outras informações estão disponíveis pelo site www.conbrasul.ovosrs.com.br.

Fonte: Conbrasul - Asgav