Terça, 13 Outubro 2015 12:32

Ações da semana do ovo mobilizam 300 crianças em Santa Maria de Jetibá

No dia 9 de outubro é comemorado o dia mundial do ovo. Para celebrar a data, nos dias 8 e 9 de outubro, foram realizadas ações da Semana do Ovo no Colégio Cooperação em Santa Maria de Jetibá, com o objetivo de levar às crianças informações sobre a importância do consumo dos ovos e seus benefícios a saúde humana.

No primeiro dia, os alunos da APAE e da Escola Pommer assistiram a uma apresentação da Companhia de Teatro Lúdica, liderada por Thais Bicalho que apresentou as crianças personagens como o “Super Albumina” e a “garota Saudável”, abordando os benefícios da inclusão do ovo na alimentação diária das pessoas. As crianças também acompanharam uma palestra realizada pelo médico veterinário da Coopeavi, Tarcísio Simões, que falou sobre o processo de produção do ovo, bem como sua importância para o ser humano. “Foram abordados pontos como processos de produção e qualidade da proteína. A ideia é fazer com que as crianças conheçam os benefícios do ovo para sua saúde. As crianças adoraram. Tenho certeza que vão transmitir as informações aos pais e familiares”, disse.

No segundo dia, os alunos do Colégio Cooperação tiveram a oportunidade de participar de um workshop de Mini Chef, onde numa aula de gastronomia aprenderam a preparar receitas a base de ovos com a chef Mirka Garmendia. Ela classificou a experiência como surpreendente. “O projeto é surpreendente porque além de valorizar o ovo como produto local, desenvolve a auto-estima das crianças e auxilia na construção de seres humanos melhores. Elas aprenderam a fazer bolo e omelete. Você consegue diversificar várias matérias dentro de um determinado assunto, fazendo com que elas percebam a importância da matemática e do português para realização das receitas”, afirmou.

Marcela Takiguti, bióloga do Instituto Coopeavi acredita que os objetivos propostos foram alcançados. “O ovo muitas vezes é alvo de preconceitos por parte da sociedade. A Coopeavi tem trabalhado fortemente em parceria com a AVES, ABPA e Instituto Ovos Brasil no sentido de desmistificar algumas informações, provando que o ovo é um alimento rico e saudável, promovendo assim o aumento de seu consumo. Foram alcançadas 300 crianças através das ações. Ouvimos relatos de adolescentes que não comiam ovos, mas que passariam a inserir a proteína em sua alimentação. Ou seja, a criança que não tem o hábito de comer a proteína passa a pedir em casa por aprender o quanto faz bem a saúde”, enfatizou.

As ações foram promovidas pela Coopeavi em parceria com a AVES e apoio da ABPA e Instituto Ovos Brasil. No ES a  AVES e seus parceiros realizam  ações durante todo o mês de novembro.

Fonte: Comunicação AVES